terça-feira, 21 de março de 2017

[Diário de Gravidez] 7º mês

O sétimo mês compreende as semanas 28 a 31 e 7 dias. Então foi do dia 21/02 até ontem, 20/03 (siiiiim!!! Entrando HOJE no 8º mês hahaha)
Então é muito engraçado pq hoje os médicos não dão mais tanta importância aos meses, contam mesmo as semanas. Quer dizer, sempre foi assim, mas antes era mais fácil dizer "estou com 7 meses". Mas agora, quando entrei nos 7 meses e falei "estou no 7º mês", muita gente questionou "não, não! Não pode! Ainda faltam 3 meses pro Ângelo nascer, então você não pode estar com 7 meses!"
Lembremos que um mês não é um dia só... a gente começa um mês no dia 01 e termina no dia 30 ou 31 (às vezes 28 ou 29 rs).
Na gravidez acontece igual, claro! Quando entrei no 7º mês ainda faltavam 3 meses pra DPP. Hoje faltam 2 meses, mas já estou no 8º mês hahaha. Confuso? Acho que quando a gente está grávida consegue visualizar melhor tudo isso. Enfim... Vamos falar do 7º mês!

A azia voltou com força total!!! Antes de entrar no 7º mês ela já tinha dado as caras, na verdade. E, olha... não há remédio que ajude... a GO me passou um medicamento apropriado, mas ele não tem ajudado... Azia o dia todo, com piora à noite. Deixar pra comer algo mais tarde é um sacrilégio, pq eu fico com medo de dormir... sim! Medo de dormir... por causa do refluxo!
Então a GO me deu a dica: coloca uns travesseiros a mais, pra cama ficar mais alta na cabeça e vc não ter refluxo e, assim, não ter azia tbm durante a noite. Então adotei esse método. Azia a refluxo não vem, mas olha... dormir quase sentada não é confortável. Pq colocar só os travesseiros não estava confortável, então usei o que tenho em casa: uma encosto triangular... O problema dele é que ele é bem alto (fico praticamente sentada mesmo) e é estreito, então os braços ficam pra fora... difícil relaxar. Quando uso acabo ficando com dor nos braços. Dormir de lado, impraticável com ele. Deveria ter comprado o travesseiro anti refluxo mesmo, ne?
Bom... vou levando essa coisa ruim que é a azia e o refluxo... começo a dormir com o encosto e depois troco pro meu travesseiro mesmo, no meio da noite, quando me sinto melhor... e tomara q isso passe logo (apesar de saber q só passa quando Ângelo nascer mesmo).

A barriga PESA! Não adianta... AMO a minha barrigona, acho lindona, fico admirando o umbigo estufar mais a cada semana (só no espelho, pq já não o enxergo mais), adoro espalhar cremes ou óleos na barriga e ver e sentir o Ângelo mexer. E COMO mexe... Mas o mais engraçado é que parece q ele SABE quando quero filmar... pq ele fica quietinho na hora q dou o REC pra gravar... menino travesso!
Mas consegui gravar esse bom dia ontem cedinho!
video

E para esse mês, além de tentar organizar o chá de bebê, tivemos...

Encontro no clube dia 22/08. Tinha ngm além de nós e nossos amigos.
As gravidíneas... O Enzo vai chegar antes do Ângelo,
mas bem pertinho. E o irmãozinho fica corujando... rs


A gente sai pra ir ao supermercado e minha vontade de tomar uma água de coco natural e geladinha fala mais alto e é atendida... :)
25/02
 Aí teve o Carnaval e ficamos descansando, de boas... Mas dia 27/02 um pedacinho da família reuniu aqui na casa de mamys pra gente fazer uma farrinha à fantasia... hahahahaha


Dia 03/03 fomos dar um passeio no Centro de Educação Ambiental Anglo Gold, aqui perto de casa. Sofia estava na casa de uma amiga, fomos eu, Sandro, Nardely e Natalia.
Miquinho com o filhote agarradinho nas costas... ❤
Eu, distraindo numa leitura enqto os três brincavam

E, igual à água de coco, uma coisa que eu tava afim há MUITO TEMPO era o sorvete com ovomaltine. Não tava me importando que tipo de sorvete... eu queria há tempos! E aí dia 11/03 passamos no Extra pra ver umas outras coisas e vi o sorvete na lanchonete lá (não lembro se lá é Bob's...), mas já tinham fechado... aí passamos no Mc Donald's e ganhei essa delícia! hahahahaha

E teve lavação das roupinhas do Ângelo nos dias 13 e 14!! Agora falta passar e organizar nas gavetinhas, tudo bem bonitinho...
 Tbm organizei as coisinhas perfumadas dele, dividindo o guarda roupa com a Sofia

Sábado, dia 18/03, eu finalmente fui cortar minha juba!!! Não aguentava mais meu cabelo imenso como tava... kkkk

E no domingo, 20/03, pra fechar bem o 7º mês, fomos fazer o meu tão querido Ensaio de Gravidez e Família! :)
a caminho... moças lindas! ❤
 Quem fez o ensaio foi a Aryelly Cristine, realizando esse sonho com fotos lindas!!!! O ensaio foi uma delícia e bem divertido e quando recebi as primeiras fotos fiquei realmente emocionada... Ficaram lindas demais!!!!


E à noite, no mesmo dia, tivemos o chá de bebê do Enzo, que foi uma gracinha!
A Sonia já tá quase lá mesmo... a previsão é um mês antes do Ângelo, até dia 15 de abril, mas ela já tá sentindo a chegada dele... que venha com MUITA saúde!!!

E assim foi o 7º mês... Entrando hoje no 8º, a ansiedade vai só aumentando e pensar que ainda tem muita coisa pra resolver!!! Nada de tão grave ou mais importante que tudo... mas são coisas pra resolver...

E estamos com o chá de bebê virtual! Como expliquei aqui, vamos optar pelas fraldas de pano e se vc quiser nos ajudar nessa empreitada...
Clique aqui para ir para a lista virtual do Ângelo
E é isso aí!!!
Em breve volto com mais notícias!!!

sexta-feira, 17 de março de 2017

[Diário de Gravidez] 2º trimestre

O segundo trimestre da gravidez é o mais tranquilo, né? Pois é... geralmente os enjoos param, o mal estar... e começam as diversões!
Bom... comigo posso dizer que funcionou assim, graças a Deus! hahahahaha
Meu 2º trimestre vem de 29/11/2016 até 20/02/2017. Sim, foi um período super tranquilo, onde voltei a comer melhor, parei de enjoar e vomitar (ok... teve UM acontecimento depois, mas deixa quieto...), a azia melhorou consideravelmente.
Desejos? Não... não aquela coisa de "eu PRECISO comer tal coisa". Tive - e ainda tenho - aquela coisa assim "hmmm... vontadezinha de comer tal coisa", mas se não der pra comer, nem tem problema. Problema mesmo era quando tinha a tal coisa e eu não conseguia parar de comer! hahahaha Pq, assim... comecei esse período com 75kg e terminei com 82kg e um puxão de orelha do tipo "agora vc só pode engordar mais 4kg até o final da gravidez, lembrando que a maior parte desse peso é do Ângelo"... hmmm... ok... difícil!

Mas vamos lá! Algumas coisas interessantes... rs
- SER PREFERENCIAL
Na cidade onde moro isso não existe muito... Pq?
Pq é uma cidade de gente mais idosa, só pode! Fui ao Correio, à COPASA e à CEMIG, sempre pegando senha preferencial e sempre me dando mal, pq acabavam as pessoas de atendimento normal e eu ainda tava lá, esperando, numa fila gigante... passei a pegar das duas senhas... sou cara de pau? kkkkk
Outro acontecimento foi eu ter ido à CEF num dia desses e aqui, pra gente passar pra dentro do banco, tem q pegar senha do lado de fora (ali onde ficam os caixas eletrônicos). Mas não é simples assim... vc tem que PEDIR a senha para aqueles atendentes "Posso ajudar?"... e aí já tinha uma fila com umas 4 pessoas pra pegar a senha. Não tive preferência nessa hora... Entrei na agência e sentei pra esperar... até que vi uma moça que chegou bem depois de mim com criança de colo, ser atendida antes de mim... Fiquei meio irada e perguntei pra "Posso ajudar?" se a minha senha era preferencial... ela disse q não pq, afinal, COMO IA ADIVINHAR QUE EU ERA PREFERENCIAL? EU TINHA QUE FALAR PRA ELA ISSO! Ok... quase soquei as fuça dela (pq nesse ponto todo mundo já falava q minha barriga tava muito grande e muitos perguntavam se eu esperava gêmeos), mas tentei entender quando ela disse q muitas mulheres a quem elas geralmente perguntavam se precisavam de atendimento preferencial se ofendiam pq achavam q as estavam chamando de gordas... Afe... que situação... que porcaria! rs Mas aí ela trocou a minha senha para preferencial e, adivinhem?! A pessoa que chegou 40 minutos depois de mim foi atendida antes, com a MINHA SENHA! Afe...

- OS PRIMEIROS MOVIMENTOS POSSÍVEIS DE SENTIR DE FORA
No dia 17/12/16 eu estava deitada de barriga pra cima. Eu já sentia o Ângelo se mexer dentro da minha barriga, mas foi emocionante demais poder saber que Sandro e Sofia já poderiam sentir tbm!!!! E eles puderam sentir e daí pra frente era uma loucura sempre q acontecia...
No dia 06/01/17 eu VI os primeiros movimentos! E hoje isso acontece toda hora... hahahaha Mas é uma das sensações mais deliciosas da vida!!!!

- PASSEIOS
Como eu disse, a coisa fica mais tranquila... e tinha q ficar mesmo! Já imaginou final de ano passando mal e cheia de festas para comparecer? Tivemos...
Aniversário da Valentina, encontro com amigos (03/12/16)

Encontro de Natal com amigas e crianças, na casa da Ariane (08/12/16)

São Bartolomeu - contei no post anterior sobre essa viagem (10/12/16)

Encontro de Natal da Família Pinto (18/12/16)

Passeio com Sofia pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade - EXCELENTE PASSEIO!!! (20/12/16)

Encontro de Natal da Família Maciel (24/12/16)

Encontro de Natal da Família Andrade - e nós temos essa mania de nem tirar uma foto... (25/12/16)

Reveillon... só nós dois em casa, pq Sofia foi viajar com a avó e as meninas tiveram seus compromissos (mas passaram o dia com a gente ❤ )
Clube!!! (04/01/17)


Aniver do Pedro (07/01/17)
(e eu bajulando o Ian, enqto ele tirava fotos com meu celular... kkkk)


Férias na praia, fechando o 2º trimestre!!! (de 08/02 a 14/02/17)
Com todos esses "eventos", imagina se eu ia dar conta passando mal como estava... rs

- OUTRAS COISAS
US - fiz um US no dia 20/02/17. Não gostei... Pq a US que eu tinha feito anteriormente foi numa clínica com um médico muito legal! Mas qndo fui marcar o morfológico, não tinha vaga com ele mais... só consegui numa outra clínica com outro médico... e aí até paguei pra gravar! Pq o anterior foi tão emocionante... rs
Mas foi horrível... a gente não conseguia ver quase nada, não sei se pelo tamanho da criança ou pela definição da imagem msm... fiquei triste... e dessa vez Sofia e Sandro foram tbm pra assistir... ah... q maldade...
Mas o importante foi que deu pra ver o rostinho do menino travesso e saber que está tudo bem com ele tbm, graças a Deus! Meninão saudável!
Mas aí veio o "sustinho"... a data provável do parto pela última menstruação está previsto para 16/05/17, mas pelos US de 12 semanas e essa última, a previsão é para o dia 06/05/17... Ou ele é grandão ou é pra uns dias antes mesmo... vamos ver! hahahaha

Enganos - aí voltei na médica com o US pronto e ela confirmou que está tudo bem e que, como eu já estava com 24 semanas, a partir dali ele já poderia começar a se posicionar certinho e talz... e cada dia era uma sensação que me fazia pensar que ele tava virando mas... tava nada! kkkkkk Confirmamos dia 23/02/17, que ele permanece com a cabeça e coluna mais pro lado direito, pernas pra cima do meu umbigo e bumbum pra baixo... e sigo torcendo e pedindo a ele que vire logo!

O Chá de Bebê - ainda não aconteceu e eu quase desisti... mas ADORO uma farra, ne? hahahaha
Aí acontece que eu queria ter feito em fevereiro... não rolou... Pensei "máximo março, pq abril eu já estarei naquele limite, ne?"... não rolou...
Então estou marcando pra abril, um mês onde só UM ÚNICO final de semana não é feriado... um risco grande, mas não dá pra deixar pra depois, ne? Pq depois... Já é o mês do Ângelo! hahaha
Então, aguardem... o chá de bebê do Ângelo será só uma confraternização mesmo, pq a lista de presentes é virtual (se quiser presentear, pode acessar aqui e ver como fazer) e ele vai acontecer no final de abril!

Enfim... assim foi o 2º trimestre de gravidez... agora os posts vão ser mais recentes, ne? rs...




quarta-feira, 15 de março de 2017

São Bartolomeu - MG

No dia 10 de dezembro deu a louca de ir, com minha mãe, pra São Bartolomeu. Ela já tinha combinado com meus tios de ir passar o dia lá, e meus tios estavam passando o feriado: tio Luiz Paulo, tia Sandra, tia Rosi e Iago. Mamão combinou de ir dia 10 e nós resolvemos ir junto...
Eu tava com um certo medo, pq a situação ainda não estava fácil... muitos enjoos ainda e andar de carro era um risco! Principalmente o carro de mamy e Bimba, que é só duas portas... Mas fomos no nosso carro, 4 portas... um pouco mais de conforto. E tinha tbm o risco alimentar, pra uma pessoa que não tava conseguindo ingerir quase nada... Mas fomos lá!

A cidade é um distrito de Ouro Preto (distância de 15 km) e fica a 97 km de BH. É uma cidadezinha escondida entre as montanhas. Sim, pra chegar lá cortamos estradas de terra e desertas. Já vale e pena daí! Passamos por alguns vilarejos interessantes.

Chegamos!!!
 A cidade é, basicamente, uma rua. Tem algumas coisinhas nas ruas laterais, mas o foco é essa rua aí, onde "tem tudo"... Existe até UM ponto de wi-fi público nessa rua! Pq fora desse ponto, não pega nem sinal de celular em qquer outro lugar! rsss

De atrações, tem duas igrejas: a matriz de São Bartolomeu, obra da primeira fase do barroco mineiro, que preserva ainda características arquitetônicas autênticas e é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

E lá no alto da colina, aquela branquinha de portas verdes, a igreja Nossa Senhora das Mercês que, apesar de ter sofrido muitas mudanças arquitetônicas, ainda mantém características remanescentes do século XVIII.

O Rio das Velhas corta a pequena cidade e forma várias cachoeiras pelas matas adentro...



Primeiro banho de rio do Ângelo :)




Em São Bartolomeu tem a Floresta Estadual do Uaimii, que tem o IEF como órgão responsável. Tem portaria pra entrar, mas não tem infraestrutura para acampar, dormir, etc... Mas vale a pena demais!!!!
Bora, numa pequena trilha, pra achar uma belíssima cachoeira?

FANTÁSTICA!!!

Primeiro banho de cachoeira do Ângelo... hahahhaha
 Além dessa cachoeira existem MUITAS outras dentro do parque! Vale tirar um dia inteiro ou um final de semana ou feriado e conhecer tudo! Disseram que essa aí nem é a mais bonita...

Outra atração dentro do parque é esse lugar... com algumas lagoas (uma, inclusive, para canoagem, que ensinam na hora) e o restaurante/bar. Uma gente tão fofa de conhecer são as pessoas que nos atendem ali! Uma comida deliciosa e um bom papo, isso é garantido!!!

Sim, Sofia se aventurou nos caiaques da vida... 



Será q ela curtiu? 
tio Luiz Paulo ajudando :)







E quem disse que dá vontade de ir embora de um lugar desses??? A vontade era ficar e ficar e ficar... mas ali não tem como dormir e nós tínhamos nos programado pra um dia só, nem escova de dentes a gente tinha kkkkk
Precisávamos voltar "pra cidade".

Uma recomendação: para ir a esses passeios dentro do parque certifique-se que não choveu nos dias anteriores ou tenha um jipe dos bão! hahahaha

De volta "à cidade", o almojanta foi galinhada... e eu? MORRENDO DE MEDO de comer, pq toda vez q comia arroz, ele voltava... e o negócio ia cheirando tão gostoso e quando ficou pronto tava com uma cara tão boa...
Enfim, a casa é pequena por dentro, só pra dormir mesmo! E a turma era grande, então... "comemos fora" hahahaha
Sim, ali, no meio da rua mesmo! Desse jeitinho, ocupando um espaço da rua e obrigando os poucos carros que passavam a se desviarem da gente!

Enfim... um dia espetacular!!!! Foi o primeiro arroz que comi muito bem, desde  início da gravidez. Comi e repeti e repeti! Tava bão demais da conta, sô!!!!
E finalizamos o dia assim... num lugar extremamente tranquilo e bonito e sem tecnologias, mas perfeito e revigorante!!!
SUPER RECOMENDO!!!

*EDITANDO: li tbm sobre as frutas, que são abundantes na cidade e as pessoas aproveitam para produzir doces. Iaiá Arteira já recomendou a goiabada, dizendo que "é a melhor goiabada do mundo!". Experimentamos tempero de lá tbm... delicioso!!!
Em agosto acontece a comemoração do padroeiro da cidade e tbm a Festa da Goiaba. Dizem que fica bom! :)

Links sobre a cidade:
Pousada do Mondego - Ouro Preto
Antes do Fim - Afinal, o que tem no distrito de São Bartolomeu?
Instituto Estrada Real - São Bartolomeu
SENAC/MG - Floresta Estadual do Uaimii