quarta-feira, 8 de março de 2017

[Diário de Gravidez] Enxoval - Escolha das Fraldas

Seria por que é minha segunda gravidez? Ou por que tô mais velha e mais preguiçosa?
O caso é que estou na 30ª semana e não tão preocupada com o enxoval completo... estou vendo e revendo, pensando no que vou realmente precisar e o que posso descartar... até mesmo porque, espaço é algo que não temos tanto, então precisamos ser mais objetivos.
O caso é que, até o momento, compramos pouquíssimas coisas. Temos muitos macacões (acho q temos roupas para os primeiros 4 meses tranquilamente rs), temos o berço (desmontável) e a banheira completa. Produtos de higiene tbm temos um tantinho legal.
Quer saber o que temos e acompanhar nossas conquistas? Acessa aqui. Esse blog eu vou atualizar somente à medida que formos completando o enxoval... ele é só para isso.

Mas, enfim... vamos falar da ESCOLHA DAS FRALDAS, porque esse é um assunto super importante no enxoval do bebê, certo?
Hoje em dia a gente faz chá de fraldas e pede aquele tantooooo de fralda descartável. E aí, de repente, o bebê nasce e tem alergia a uma determinada fralda... Vai o pacote inteiro pro saco... Pensa bem? Ai, q tristeza, só de pensar...
Aí tbm vc pode comprar/ganhar um pacote de fraldas mais em conta e, de repente... sai xixi e cocô do bebê pra todo lado! Uma fraldinha que não segura nem um xixizinho... ai, q vontade de chorar! E aí vc pensa q economizou comprando esse pacotão, mas pensa direitinho... ele vai acabar mais rápido, ne?

Mas eu não estava me importando tanto com isso e até já tinha feito um encontro com uma parte da família, onde pedi uns pacotes Turma da Mônica ou Pampers (são as melhores, gente... tem jeito, não!) e já tenho até uma quantidade legal de fraldas para alguém que...
MUDOU DE IDEIA!!!
Oi? Como assim? É... assim... senta que o post vai ser longo, ta?

Como conheci essa nova ideia?
Primeiro vi um post da querida, sempre querida Nana Ricchetti, que tá com o Otto chegando em breve... E comecei a gostar da ideia...
Algum bom tempo depois, @bumbumdepano me convidou no IG e em uma sentada só li todos os posts dela.
Conversei com minha mãe sobre o assunto e ela gostou da ideia... repensei o assunto e desisti da ideia (pq as fraldas têm um preço salgadinho mesmo... mas depois explico melhor essa parte).
No post da Nana e da @bumbumdepano eu li sobre experiências de outras pessoas, todas bem favoráveis ao uso das fraldas de pano.
Mas como é isso das pessoas estarem mudando isso agora e voltando ao passado assim?
Então... acontece que as fraldas de pano de hoje não são antiquadas... elas são moderninhas e super charmosas!!!! E com outra vantagem: ela acompanha o bebê desde o nascimento até o desfralde! Sim, tamanho único com ajustes...
Imagem daqui

Imagem daqui, que peguei lá do post da Nana

Como funcionam? (resumidinho)

Basicamente bem parecido com as fraldas antigas, aquelas de capa plástica e fralda de tecido. A diferença é que não tem mais que ficar dobrando a fralda pra ela absorver mais.
Ela é composta de uma capa + absorventes (um ou dois e tem vários tipos deles)
Na capa vc pode colocar um ou dois absorventes (que já vem no tamanho certo, não precisa dobrar rs) dentro do bolso. Ou você pode colocar um absorvente dentro do bolso e outro por fora, "atrasando" o processo de molhar a capa e ter q trocá-la toda vez q o bebê fizer um xixizinho. Assim, ó:
Imagem daqui
Tipos de absorventes e suas funções:
Imagem do IG da DiPano


Mas tem vantagens de verdade???
Bora lá que vou te explicar...
Imagem daqui








1 - comprovado através de depoimentos de várias mães (nos links onde descobri sobre as fraldas) que elas realmente não perturbam o bebê... não causam alergia, diminui a quantidade de assaduras...
2 - não são só confortáveis. Elas são fofuxas demais!!!
3 - Aí vem o ponto da ECOLOGIA...

UMA fralda descartável leva em média 500 anos para decompor... um bebê usa, em média 5000 fraldas descartáveis até o desfralde... A gente não pensa nisso até alguém nos fazer pensar nisso, ne? E ultimamente temos cuidado cada vez menos do nosso planeta... e aí vou tentar fazer mais isso por ele!
"Mas, Telma... vc vai gastar água demais da conta, não?"
Um pouco mais, sim. Mas esse mais é o tanto que vou aumentar quando for lavar as roupinhas do Ângelo, porque vou lavá-las separadas, na máquina mesmo, mas com um sabão diferente (sem química em excesso) e um processo diferente. Então as fraldinhas vão ser lavadas junto com as roupinhas.

4 - Mas será que são ECONÔMICAS de verdade?... pq lá em cima eu falei q elas são carinhas, ne? É... são... se vc pensar em uma única fralda, ela é cara mesmo. Uma única fraldinhazinha custa R$58,00
"Telma, sua louca!!! Isso dá quase dois pacotões de fraldas descartáveis!!!"
Sim... dá... mas quanto vai durar um pacotão de fralda descartável? 2, 3 dias? E a fralda de pano? 3 anos ou mais...
Sim, é um investimento alto no início (e por isso o chá vai continuar sendo chá de fraldas e vou pedir ajuda dos amigos e familiares... rs), mas depois fica tranquilo pra gente poder investir em outras coisas hahahaha
O resultado disso é:
Imagem do IG da DiPano
A quantidade mínima "recomendada" para não passar aperto é de 20 fraldas de pano, sendo 16 diurnas e 4 noturnas. Se for possível eu quero umas a mais... nunca se sabe, ne? rs
Imagem do IG da DiPano
Quer outra vantagem? Elas podem ser usadas NA PISCINA!!!

Além disso a DiPano oferece acessórios que ajudam nesse processo todo de fraldas e mais fraldas... Vamos conhecer um pouco, rapidinho, pq tudo isso faz parte da minha lista do chá de bebê e acho justo que você entenda... rs

Bioliners Forrinhos Biodegradáveis
São usados para duas ocasiões principais:
1 - evitar que o cocô chegue ao absorvente ou capa
Imagem do IG da DiPano
 2 - quando o bebê apresentar assaduras e for necessário usar alguma pomada ou creme. É, porque não pode usar nenhum produto entre a fralda e o bumbum, pois pomadas e cremes, por exemplo, impermeabilizam o absorvente, tirando a eficiência delas.

Lenços Biodegradáveis
Bolinhas tipo comprimidos que, quando adiciona água, vira um lencinho umedecido bem macio. Quer dizer... economia de espaço (pq são pequenininhos), não tem cheiro e é só ter uma garrafinha de água mineral por perto e vc já tem o lencinho!
Imagem do IG da DiPano
Pode ser usado para ajudar nas trocas de fraldas, para limpar a boca do bebê, para limpar o seio entre as mamadas... e pra mais um monte de coisas que você pode descobrir!
PS: eles não são totalmente descartáveis! Se vc lavar com água e sabão, dá pra usar de novo até eles se desintegrarem! Interessante, não?

Saquinho Impermeável para fraldas
Perfeito! Sujou? Molhou? E não está em casa?
Coloca a fralda dentro do saquinho impermeável (se tiver um cocô, dá uma limpadinha antes só pra não ficar aquele cheiro nas outras... bom senso, ne? kkkk) e, assim que chegar em casa, já pode colocar no balde ou na máquina. As fraldas e o saquinho tbm!
Imagem do IG da DiPano
É isso aí! Ai, q post gostoso de escrever... pq acabei descobrindo outras coisinhas além das que eu já sabia! hahahahaha

E aí? Vc quer conhecer mais sobre as fraldas de pano? Recomendo:
Blog Mamãe Verde - Fraldas de Pano: por que usar?
Blog Mamãe Verde - série Fraldas de Pano Modernas: um guia para iniciantes (são 3 partes)
E aí é só buscar na internet tbm que vc acha váááárias informações... 

Eu escolhi as Fraldas DiPano pra fazer a minha lista... pq foi a que mais chegou nas minhas pesquisas e, dentre todos os comentários que li, são as de maior sucesso... E se vc quiser me ajudar nessa empreitada de economizar e cuidar do planetinha, acessa o link do meu chá de fraldas on line. Aí vc escolhe um dos itens da lista e clica em PRESENTEAR. Quando finalizar o pedido, pode colocar RETIRADA NA LOJA, pq dessa forma vc não arca com o custo do frete.

Espero que tenham gostado desse post imenso, mas esclarecedor. E que ele seja útil para outras mamães, uma forma de incentivo... :)

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário