quarta-feira, 15 de março de 2017

São Bartolomeu - MG

No dia 10 de dezembro deu a louca de ir, com minha mãe, pra São Bartolomeu. Ela já tinha combinado com meus tios de ir passar o dia lá, e meus tios estavam passando o feriado: tio Luiz Paulo, tia Sandra, tia Rosi e Iago. Mamão combinou de ir dia 10 e nós resolvemos ir junto...
Eu tava com um certo medo, pq a situação ainda não estava fácil... muitos enjoos ainda e andar de carro era um risco! Principalmente o carro de mamy e Bimba, que é só duas portas... Mas fomos no nosso carro, 4 portas... um pouco mais de conforto. E tinha tbm o risco alimentar, pra uma pessoa que não tava conseguindo ingerir quase nada... Mas fomos lá!

A cidade é um distrito de Ouro Preto (distância de 15 km) e fica a 97 km de BH. É uma cidadezinha escondida entre as montanhas. Sim, pra chegar lá cortamos estradas de terra e desertas. Já vale e pena daí! Passamos por alguns vilarejos interessantes.

Chegamos!!!
 A cidade é, basicamente, uma rua. Tem algumas coisinhas nas ruas laterais, mas o foco é essa rua aí, onde "tem tudo"... Existe até UM ponto de wi-fi público nessa rua! Pq fora desse ponto, não pega nem sinal de celular em qquer outro lugar! rsss

De atrações, tem duas igrejas: a matriz de São Bartolomeu, obra da primeira fase do barroco mineiro, que preserva ainda características arquitetônicas autênticas e é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

E lá no alto da colina, aquela branquinha de portas verdes, a igreja Nossa Senhora das Mercês que, apesar de ter sofrido muitas mudanças arquitetônicas, ainda mantém características remanescentes do século XVIII.

O Rio das Velhas corta a pequena cidade e forma várias cachoeiras pelas matas adentro...



Primeiro banho de rio do Ângelo :)




Em São Bartolomeu tem a Floresta Estadual do Uaimii, que tem o IEF como órgão responsável. Tem portaria pra entrar, mas não tem infraestrutura para acampar, dormir, etc... Mas vale a pena demais!!!!
Bora, numa pequena trilha, pra achar uma belíssima cachoeira?

FANTÁSTICA!!!

Primeiro banho de cachoeira do Ângelo... hahahhaha
 Além dessa cachoeira existem MUITAS outras dentro do parque! Vale tirar um dia inteiro ou um final de semana ou feriado e conhecer tudo! Disseram que essa aí nem é a mais bonita...

Outra atração dentro do parque é esse lugar... com algumas lagoas (uma, inclusive, para canoagem, que ensinam na hora) e o restaurante/bar. Uma gente tão fofa de conhecer são as pessoas que nos atendem ali! Uma comida deliciosa e um bom papo, isso é garantido!!!

Sim, Sofia se aventurou nos caiaques da vida... 



Será q ela curtiu? 
tio Luiz Paulo ajudando :)







E quem disse que dá vontade de ir embora de um lugar desses??? A vontade era ficar e ficar e ficar... mas ali não tem como dormir e nós tínhamos nos programado pra um dia só, nem escova de dentes a gente tinha kkkkk
Precisávamos voltar "pra cidade".

Uma recomendação: para ir a esses passeios dentro do parque certifique-se que não choveu nos dias anteriores ou tenha um jipe dos bão! hahahaha

De volta "à cidade", o almojanta foi galinhada... e eu? MORRENDO DE MEDO de comer, pq toda vez q comia arroz, ele voltava... e o negócio ia cheirando tão gostoso e quando ficou pronto tava com uma cara tão boa...
Enfim, a casa é pequena por dentro, só pra dormir mesmo! E a turma era grande, então... "comemos fora" hahahaha
Sim, ali, no meio da rua mesmo! Desse jeitinho, ocupando um espaço da rua e obrigando os poucos carros que passavam a se desviarem da gente!

Enfim... um dia espetacular!!!! Foi o primeiro arroz que comi muito bem, desde  início da gravidez. Comi e repeti e repeti! Tava bão demais da conta, sô!!!!
E finalizamos o dia assim... num lugar extremamente tranquilo e bonito e sem tecnologias, mas perfeito e revigorante!!!
SUPER RECOMENDO!!!

*EDITANDO: li tbm sobre as frutas, que são abundantes na cidade e as pessoas aproveitam para produzir doces. Iaiá Arteira já recomendou a goiabada, dizendo que "é a melhor goiabada do mundo!". Experimentamos tempero de lá tbm... delicioso!!!
Em agosto acontece a comemoração do padroeiro da cidade e tbm a Festa da Goiaba. Dizem que fica bom! :)

Links sobre a cidade:
Pousada do Mondego - Ouro Preto
Antes do Fim - Afinal, o que tem no distrito de São Bartolomeu?
Instituto Estrada Real - São Bartolomeu
SENAC/MG - Floresta Estadual do Uaimii

Nenhum comentário:

Postar um comentário