sábado, 4 de março de 2017

[Diário de Gravidez] - O primeiro Trimestre - primeiras consultas e definindo o pré-Natal

O primeiro trimestre é aquele que dá medo... que nos deixa inseguras... que ansiamos muito pela chegada da 12ª semana para o US morfológico, que vai dizer se está tudo bem com o bebê ou se tem algo a ser avaliado.

Bom... meu primeiro trimestre foi tenso! Tem o medo de aborto espontâneo, tem o medo de algum problema... e eu descobri muito cedo, com 1 mês ainda.
Na gravidez da Sofia eu descobri com quase 3 meses... já estava passando essa fase "de medo". E eu não tive problema algum nesse período... vomitei uma vez só, quando vi o resultado do exame de farmácia (#tenso rs).
Mas agora... passei todo o primeiro trimestre com MUITO mal estar... Então, quando minha mãe voltou pra casa, foi a maior alegria DO MUNDO! Pensei "ufa... vou voltar a comer..." pq da minha comida eu não aguentava nada... Mas não deu certo... nem a comida dela eu conseguia comer... :( Arroz? Sem chance!!!! Cheiro de tempero? Na na ni nã não... Eu passei a suco natural e frutas geladas... Foi uma fase difícil. Comecei a gravidez com 77 kg e no final desse trimestre estava com 75 kg... Na gravidez da Sofia? Engravidei com 60 kg e finalizei  primeiro trimestre com 55 kg. É... são 20kg a mais, gente!!!!! :o

Bom... como já comentei, no início do ano eu tinha feito uma consulta pelo posto com uma GO q eu gostei demais, mas ela não atendia pelo meu plano e, honestamente? Eu tava morrendo de preguiça de fazer acompanhamento pré-Natal no posto, pq lá tudo demorava demais (marcação de consultas, espera pelo atendimento - apesar de q o dela não demorava tanto). Liguei numa clinica aqui na cidade e uma GO ia começar a atender lá, mas ainda estava com os docs em processamento e ia levar um tempinho, então fui em busca de outro médico. Pensei "bom... aqui perto tem o hospital TAL, q é referência em maternidade e atende pelo meu plano... posso fazer todo o acompanhamento e o parto lá, então..." Marquei o mais rápido possível pois eu já queria MUITO começar tudo.

[A verdade é que eu me sentia estranha... ok, tinha um papel confirmando que eu estava grávida. Dois (o teste de farmácia e o exame de sangue), mas eu não conseguia acreditar que havia uma outra vidinha em mim! Eu PRECISAVA ver o coraçãozinho pulsar...]

Marquei uma consulta nesse hospital no dia 27/09, no primeiro horário, 8:00hs, com o primeiro médico que estava disponível... Cheguei lá às 7:45hs, fiz a ficha e aguardei minha hora... 15 minutos depois, a hora certa, nada... mais 15... nada... mais 15... nada... Enfim, fui atendida às 9hs. Perdoei pq eu PENSEI que o doutor podia estar vindo de um plantão, onde ele tivesse feito um parto e se atrasou mas... nenhum pedido de desculpas pelo atraso (DE UMA HORA, POXA!!!).
Mostrei os exames que já estavam prontos, ele olhou, não falou nada, passou outros, pediu o primeiro US e pediu pra remarcar qndo estivesse pronto. Ok. Nem 5 minutos. Sem pesar a mamãe aqui. Sem OLHAR a mamãe aqui...
Fiquei chateada, mas imaginei que a próxima consulta seria ok, ne?...

No dia 21/09, aproveitando que Sandro tinha uma consulta médica, marquei o primeiro US... eu estava tããão empolgada que ele iria compartilhar comigo esse primeiro momento! E lá vem mais chá de cadeira... coisa que tava marcada pras 16:00 só aconteceu às 17:40... Mas, enfim... tava lá meu amorzinho!!!! Com o coraçãozinho batendo à toda!!!
Nós dois ficamos muito emocionados e felizes... até esquecemos do atraso (#mentira).

Na semana seguinte, dia 04/10, retorno com o Dr. Atraso. Marquei o mesmo horário: 08:00hs. Cheguei 7:55hs e esperei até 8:45hs!!!!
Nesse dia estava chovendo, então eu tava mais pensando na hora de ir embora (pq fui com Sandro, mas voltaria de ônibus). E novamente pensei que o Dr. tava de plantão, ne? Quando ele me chamou, perguntei se o dia tinha começado difícil e ele respondeu que a chuva acaba atrapalhando tudo... Oi?! Gente... se tá chovendo vc se arruma mais rápido, vc não fica aqueles minutinhos a mais na cama... acabei entendendo q o Dr. vinha de casa e o atraso era pq ele não se importava mesmo! Fiquei com raiva.
E aí ele viu os exames, não me explicou nada, novamente não me pesou, não olhou na minha cara, só me deu uma receita de um remédio para infecção urinária e um pedido pra US de 12 semanas e completou "Quando esse US ficar pronto é que vamos fazer o cartão de pré-Natal. Só quando soubermos que está tudo bem com o feto"...
E eu já chamava meu "feto" de bebê... e fiquei tão chocada com a frieza com que ele falou aquilo... ok, podia ser que algo não estivesse bem, mas precisava falar desse jeito? Pra uma futura mãe (mesmo q de segunda viagem)?
Não gostei e decidi que não voltaria nele mais.
Liguei numa clínica aqui na cidade de novo, cheia de esperança... consegui uma consulta pro dia 28/10 e qual não foi a minha maravilhosa surpresa ao ver que a médica era a mesma do posto? Fiquei numa alegria gigantesca!!!!
Então levei pra ela os exames, a receita com o remédio pra infecção urinária (pq, apesar do tempo, eu não tinha comprado o remédio - que custava mais de 40,00 - e precisava tratar, ne?) e a consulta foi... FANTÁSTICA!!!!
Atraso de no máximo 10 minutos. Consulta de 20 minutos, que pareceram 40! Ela tentou ouvir o coraçãozinho do bebê, mas não dava pra ouvir ainda pq ele é muito pequeno. Ela me explicou TODOS os exames que eu não entendi, dizendo o que significava. Me receitou OUTRO remédio para a infecção, um q, de acordo com ela, é o único realmente recomendado para gestantes... e o melhor: não paguei por ele! Peguei na Farmácia Popular! :) Ela me perguntou se eu tinha alguma dúvida, algum questionamento e naquele momento não tinha nada. E o mais bonitinho: ela já fez meu cartão de pré-Natal! E eu nem estava ainda com a US de 12 semanas!

A US de 12 semanas foi feita no dia 01/11, com um Dr. muito divertido. Foi recomendação de uma amiga minha. Rolou um atraso de uns 40 minutos, mas eu tava de boa, lendo um livro... então nem percebi, mas estava MUITO ansiosa... pq corria o risco de saber o sexo do bebê e poder começar a chamar pelo nome que havíamos escolhido!
Quando ele me chamou... "Telminha! E aí, como você está? Vamos ver esse bebezão aí? blablablablabla"... um Dr. bem conversado e o exame foi bem legal! Ele disse q o bebê estava ÓTIMO, todo formadinho, muito bem formadinho, placenta ok, tudo ok; que era um bebezão, grandão e cabeçudo hahahahaha...
Por fim, sim! Descobri o sexo do nosso bebê quando o Dr. disse "e então... qual será o nome do garotão?" Fiquei meio perdida no início, meio que não entendi a pergunta, mas quando entendi, chorei até! kkkkk
Bom... eu chorei de emoção o exame todo! hahahahaha

Logo na saída liguei rapidinho pro papito, que já tinha me ligado pra saber notícias, mas eu não tinha sido atendida ainda. Contei a novidade e ele ficou feliz, claro. Principalmente por saber que tudo está ok com nosso baby.
E então resolvemos que eu não contaria o resultado do exame pro pessoal de casa ainda, faríamos isso juntos. E ele acabou se atrasando para chegar em casa... Mas quando chegou...

E assim terminei o primeiro trimestre. Com MUITO enjoo e azia, vomitando toda vez que tentava comer uma comida decente, me alimentando só de coisas geladas, sucos e frutas e, mais importante, sabendo que nosso baby está perfeito e que é um menino! Nosso Ângelo...
Dia 03/11 - 12 semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário