quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A Luta por um Ideal

Ontem, zapeando pelos canais antes de dormir, começou um filme e comecei a ver, mas não me interessei muito de início. Aí fui assistindo e fiquei interessada. Mas o sono tava batendo forte. Anotei o nome do filme, baixei hoje e já assisti.

EXCELENTE FILME!!!!

Lembram que há algum tempo, lá no outro blog, eu comentei sobre um outro filme que vi, "Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial"? E lembram que eu AMEI, me emocionei muito ao assistir e tal? (aqui)

"A Luta por um Ideal" tbm fala sobre educação, sobre a dificuldade dos pais em encontrar uma boa escola para os filhos, que entenda e respeite as dificuldades de cada um, sem ter que tratá-lo como "coitadinho", uma escola que ensine as crianças de verdade, sem ser massante, sem ser cansativo...


Em "A Luta por um Ideal", Jamie precisa trocar a filha Malia de escola por questões financeiras, tirando de uma escola particular e levando para uma escola pública. Malia tem dislexia e, na escola anterior, ficava um pouco depois da aula com a professora pra reforçar o aprendizado.
Jamie tenta acompanhar o aprendizado da filha, mas vê que a escola nova não tem interesse em ajudar. Malia caiu em uma classe fraca, onde a professora não tem interesse em ensinar e sim cumprir seu cronograma e receber seu salário. Malia sofre gozações dos colegas por não conseguir ler e a professora a encara como mimada e chorona.
É então que Jamie vê um pedacinho da aula da professora Nona, numa outra turma da mesma série de Malia, e pede ao diretor que a troque de turma. Diante da negação do diretor, Jamie tenta nova bolsa de estudos na escola anterior, mas não consegue. Tenta o sorteio em uma escola pública excelente, mas com pouquíssimas vagas. Também não consegue. Neste evento ela confronta tbm Nona, para que converse com o diretor sobre a possibilidade de Malia ficar em sua classe.
Então segue para a "Secretaria de Educação" para tentar resolver um futuro melhor para sua filha. Obviamente ela não é recebida, pois é necessário marcar hora e não é tão simples assim... Durante um café que ela paga para a secretária, descobre que ela pode conseguir tomar a direção da escola, se obtiver pelo menos 50% de apoio dos professores e dos pais dos alunos da escola e, além disso, fizer um projeto e ele for aprovado pela Secretaria. Acontece que ninguém até aquele momento conseguiu chegar até o final do processo por ser demorado e burocrático demais...
Jamie tenta convencer Nona nesse projeto, o que não é fácil, mesmo que Nona não esteja feliz com o que acontece na escola onde trabalha e também com o seu filho, que também tem dificuldades de aprendizado.
Nona está num processo de separação e seu filho (em outra escola) sofre por ser "burro". Os colegas riem e ele chega a apanhar por esse motivo tbm. A professora o encaminha para turma especial por mau comportamento e tudo isso faz com que Nona acabe aceitando a proposta de Jamie e, juntas, partem para tentar convencer pais e professores de que isso pode ser bom para todos, mas principalmente para as crianças.
Durante o processo elas enfrentam pais conformados, professores desanimados e que só querem a estabilidade e, principalmente, o sindicato dos professores.
Vários são os "tropeços", as pedras no caminho, mas elas não desistem e vão até o fim... ou até onde permitirem as burocracias...



"Em toda luta por um ideal
se tropeça com adversários
e se criam inimizades;
o homem firme não os ouve
e nem se detém a contá-los.
Segue sua rota, irredutível em sua fé,
imperturbável em sua ação.
Porque quem marcha em direção de uma luz
não pode ver o que ocorre na sombra"
José Ingenieros

Contar que a cada passagem no filme eu imaginava uma reação... eu lembrava de algo que já aconteceu, pensava em algo que eu gostaria de fazer e fui vibrando e torcendo muito.
Fico triste em ver escolas hoje em dia que querem o apoio dos pais nessa tarefa de educar, mas não têm interesse em escutá-los, saber sua opinião.
Vejo professores acomodados com o salário, outros tristes pq queriam fazer mais mas "o sistema não permite" e uns poucos que enfrentam o sistema e vão em frente (muitos desses perdem seu emprego por ousar... rs... é inacreditável!).
O que concordo é que o sistema de ensino é falido... São raras as escolas que escutam os pais, que acatam novas ideias para ensinar aos alunos sem ser massantes. São poucas as escolas que evoluem de verdade. POUQUÍSSIMAS!!! Cobram notas, mas não sabem nem ensinar... é triste... é triste...
Mas o filme faz a gente querer dar um up nisso... quem sabe? Sei que deu mais uma mexida aqui dentro... com certeza! :)

Assistam! Vale a pena! Se vc digitar o nome do filme no google, vai achar várias formas de ver on line! Assistam e me contem depois!

2 comentários:

  1. Já procurando! Eu adoro filmes assim e com certeza curtirei!

    Concordo com o que você disse. Educar é algo tão complexo, não é mesmo? Acho que muita gente não se dá conta disso, é algo em mínimos detalhes, que tem que ser trabalhada todos os dias nas mínimas coisas.

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Re... e esse assunto mexe muito comigo, pq cá estou de novo, insatisfeita com a escola da Sofia... sofro, viu? Só que há uns dois, três anos atrás, eu ficava calada e naõ retrucava os erros e insatisfações. Agora, não. Tô botando a boca no trombone, apesar do medo de ela sofrer consequências por causa de gente despreparada... mas tô de olho!
      Assiste, sim! Vc vai gostar!! Dos dois filmes

      Excluir